Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Andanças da Lú - GIBRALTAR



Gibraltar é um território Britânico na Espanha. Ele foi cedido à Grã-Bretanha pela Espanha no Tratado de Utrecht em 1713, como parte do pagamento da Guerra da Sucessão Espanhola. Disputado como ponto estratégico desde os primórdios das navegações, tem registros de presença fenícia, romana e árabe.



Primo 1° do Rio de Janeiro, pelo menos pra mim que encontrei muitas semelhanças... desde a  beleza natural - cercado de praias, até o teleférico que  leva  ao alto do rochedo. Esse rochedo tem aproximadamente 400 m de altura e domina imponentemente a paisagem, indicando os limites entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico. Do alto dele é possível avistar a  África.



Tava com muita neblina...mas a África é logo ali.

Gibraltar é DUCA!! Até meio louco, porque minutos atrás estávamos falando em portunhol com o taxista e ao atravessar uma rua e passar pela alfândega, fomos recebidos com um Good afternoon! Ali, já mudava todo o cenário...tratamento genuinamente britânico, os guardinhas organizando o trânsito, povo super atencioso, receptivo, os famosos ônibus vermelho de dois andares, pagamentos em  pounds e muito fish and chips.

Pegamos o ônibus e fomos até o centro, que para a minha grata surpresa e alegria, era tax free. Lá, lojas e mais lojas, com muitos perfumes, bebidas, maquiagens, óculos de sol e relógios à preços inacreditáveis. É como para nós gaúchos irmos para Rivera, só que muuuuuito melhor e muito mais organizado.



Bom quando resolvemos parar de fazer “turismo” de loja em loja, fomos desbravar a cidade que, por sinal,  é linda demais! Pegamos um ônibus para East Side e mais uma grata surpresa -  ali também não precisava pagar pela passagem. Aliás, não pagamos em nenhum momento. Às vezes parecia até surreal porque além disso as pessoas eram super prestativas, educadíssimas e sempre com um sorriso no rosto.

À noite fomos ao The Star Bar – o mais antigo pub de Gibraltar. O dono nos atendeu e como estávamos em dúvida sobre qual tipo de cerveja escolher ele nos trouxe três provas diferentes - três copos quase cheios e o suficiente para me deixar beeem alegrinha. Na mesa do lado havia um casal Inglês beirando os 50 anos que começou a  conversar conosco  e logo se debandaram para a nossa mesa, nos convidando para o casamento deles que seria no dia seguinte na St. Michael's Cave.

Com o casal inglês


St. Michael's Cave -espaço onde realizam os casamentos, eventos em geral.

É muito comum britânicos e também não britânicos irem se casar em Gibraltar já que lá não são cobradas taxas para isso. John Lenon e Yoko Ono também se casaram ali em 1969, o que se torna mais um atrativo para casais do mundo todo contraírem núpcias em Gibraltar que conta com toda uma infraestrutura de serviços, oferecendo desde documentação e fotógrafos  a flores e  suíte nupcial.

Bom, falando um pouco mais de Gibraltar, ela se divide em 4 zonas: Town Area, Upper Rock Nature Reserve, South Area e East Side. Cada uma delas com muita coisa legal pra fazer e conhecer. Diria que o maior atrativo de Gibraltar é a beleza natural.

O que parece ser apenas um rochedo abriga mais de 150 cavernas. Fiquei fascinada com a St. Michael's Cave – a mais conhecida das 150. Esta gruta consiste numa série de galerias com impressionantes formações rochosas com estalagmites e estalactites e foram encontrados importantes artefatos que comprovaram que nestas cavernas viveram grupos de Homens de Neanderthal. No caminho para a St. Michael's Cave encontramos os famosos macacos sem rabos – os únicos macacos selvagens livres que vivem na Europa.





Macacos sem rabos, estão por toda a cidade.


Entre as opções mais visitadas estão os túneis do grande cerco - o sistema de túneis cavados nas rochas que começou a ser criado no século XVIII, mas foi expandido durante a Segunda Guerra Mundial. Além dos túneis, o museu histórico, o teleférico - onde pode-se ver paisagens dos dois continentes, o Ponto Europa - a zona mais ao Sul da península que permite vistas espetaculares da África, além de vistas muito bonitas do farol, do mar e do penhasco, com a  África ao fundo e o Aeroporto de Gibraltar que por si só já é uma atração. Construído cortando a estreita faixa de terra de Gibraltar, sua pista avança quase 800 metros sobre o mar, e para não interromper todo o tráfego de pessoas e automóveis, é cortado por uma avenida. Um semáforo controla o trânsito, alternando automóveis e Boeings, em uma paisagem única no mundo. Quando os aviões taxiam na pista, um farol interrompe o fluxo de automóveis. Não demos sorte de ver um Boeing aterrizando ou decolando. Quem sabe na próxima!!




Dentro do túnel

No teleférico

Ponto Europa


Aeroporto que corta a cidade

Eu poderia ficar horas falando de Gibraltar, mas não conseguiria descrever a beleza (e nem as fotos descrevem), a organização, a receptividade da cidade. Já está na minha wishlist de lugares pra voltar, então bora lá conhecer Gib!!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

"Couro" para que te quero!


Pra quem pensa que couro é um material que combina só com o inverno está enganado. O couro e o tweed serão bastante vistos no verão também, só que claro em versões mais leves, como o couro ecológico. E em cores mais abertas como o verde piscina e o rosa claro, esses, a cara do verão. Os tons mais neutros como o bege e o preto permanecem nessa estação também. E claro, que os metalizados estão com tudo e serão muito vistos em saias e shortinhos (leia-se - curtíssimos) nos tons dourado, prata e bronze.

O verão pede cortes mais sensuais, sendo assim blusas e vestidos trazem decotes mais ousados bem como shorts e saias mais curtas, sinalizando que a nova estação chegou.

O couro também vai muito bem com outros materiais. Para compor um look legal com saia e short de couro uma boa pedida são camisas, camisetas, e até uma simples regata ou uma malha, que criam um visual cool. E para dar um up, invista em um blazer.



  






  




  



Looks Sandice: inspire-se!




segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Por Aí - Brique das Gurias

A Sandice esteve presente na primeira edição do Brique das Gurias que ocorreu domingo, no Armazém San Lou, em São Léo. O evento foi um sucesso! A mulherada tava enlouquecida com tanta coisa bonita, diferente e exclusiva.


A organizadora do evento foi a Kamila Souza, da WTF? Fashion Custumization - http://wtffashioncustomization.com/, uma guria supertalentosa que está fazendo o maior sucesso com sua marca de peças customizadas - ecobags, clutches, tênis, camisetas....


Além da Sandice e da WTF? Fashion Custumization , estavam presentes no evento o Closet da Ka, a Mix de um Diva com seus shorts customizados, além de outras marcas e um super brechó que tinha de tudo um pouco - sapatos, bolsas, óculos, acessórios, peças em paetê, camisetas...para todos os gostos e com preços ótimos!





Uma Babilônia!! Fila pra entrar, muita gente bonita circulando, música boa, num ambiente que tava a cara do Brique e que contou com a ótima receptividade do Régis e do pessoal do San Lou. Até os meninos foram super bem-vindos e recebidos e  puderam usufruir da estrutura do evento, curtindo uma cerveja gelada enquanto as meninas se divertiam do lado de dentro. Um evento democrático, bem organizado, com muitos artigos legais e um público cool prestigiando.




E para todos aqueles que estão na expectativa pela 2ª edição, aguardem! Em breve, novidades!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Mahellquexe

Hoje vou falar de uma experiência de três intermináveis dias no calor escaldante de 48°C em Marraquexe.

Chegar em Marraquexe foi uma sensação diferente, misto de curiosidade e medo. No aeroporto decidimos ir de táxi até o nosso "riad" (hotel) que era dentro da Medina. O nosso táxi era um carro caindo aos pedaços, o motorista usava aquele turbante na cabeça e não nos disse uma única palavra o trajeto todo (aí tu vai me dizer, tá mas é que ele não devia falar português, inglês, tu tá exigindo muito de taxista, não??) Nãaaao...esse povo é  muito  poliglota, não há língua que seja uma barreira pra eles, eles sabem pedir dinheiro no idioma que for. Bem, voltando ao taxista, eis que ele pára o carro e nos diz: - É aqui! Tira as nossas bagagens e aponta uma ruela que mais parecia um labirinto e faz sinal pra gente seguir. Nesse momento meu sentimento era de: Welcome to Ma HELL quexe!!

Não havia numeração nas "casas". Não é casa, é tipo casa!! E logo fomos rodiados por mini tios Ali (lembram?? Do Clone) leia-se crianças, querendo carregar nossas malas, nos levar até o nosso riad, andando atrás de nós como nossa sombra. Até que eu resolvi ceder e pedi pra um deles nos levar (eu e meu namorado) no endereço que tinha. Estávamos a duas portas do endereço e não consegui localizar, aliás passamos por eles várias vezes...bati na porta e de repente o guri se multiplicou, apareceram umas 10 crianças pedindo dinheiro pela ajuda.


Onde o taxista nos deixou

Porta de entrada do nosso riad



Riad por dentro 



A  sensação de medo tomou conta da gente e achamos que iríamos ficar os próximos 3 dias dentro do hotel, comendo e dormindo, mas tomamos coragem e resolvemos desbravar Marraquexe, tentando decorar o caminho pra não nos perdermos na volta. Aos poucos fomos vendo que realmente é seguro caminhar pelas ruas, ninguém vai te roubar, eles tem o pensamento que Alá está vendo tudo que eles fazem e que se fizerem algo errado serão castigados e também há uma lei que quem rouba eles cortam a mão (imagina essa lei aqui no Brasil??).
Sobre a comida....meu maior temor era pegar uma infecção intestinal. Higiene?? Acho que eles não conhecem essa palavra. Procurávamos os restaurantes que estavam mais lotados de turistas ou Mc Donalds. Vi coisas bizarras que embrulhavam meu estômago, como bichos (galinhas, cabeça de porco) expostos no comércio ao céu aberto sem nenhum tipo de refrigeração. Tinha um doce típico de lá que obviamente não me arrisquei - tipo um pretzel com doce de leite por cima e topping de moscas, mas muuuuuitas moscas.
 

Meu restaurante preferido em Marraquexe
 

Resolvemos nos aventurar mais, arriscando nos perdermos na Medina (cidade velha cercada por 16 km de muro). Foi uma tarefa árdua que exigiu de nós muita paciência porque  é um mundarel de gente indo e vindo de tudo que é direção . Cheguei a conclusão que cada marroquino tem um gps instalado em seu corpo, porque eles não se perdem naquele labirinto.













Injustiça falar só dos perrengues que passamos. A parte nova, fora da Medina, é limpa, moderna, muito bonita e tranquila.











Nossa passagem por  Marraquexe foi assim, contando os minutos pra ir embora. Não quero que esse post seja desanimador para quem pensa ir um dia pro Marrocos. Marraquexe pra mim foi diferente de tudo que já havia visto e vivido, uma experiência única, inclusive de algumas reflexões como a de me achar sortuda de ter nascido num país cheio das maracutaias, samba e carnaval. Mas que ainda assim temos liberdade de expressão e de escolhas.
Marraquexe é intigrante! Encantadora por sua cultura completamente diferente, pela mistura de aromas, pela praça El Fna cheia de encantadores de cobras e barraquinhas de suco de laranja, e repugnante pela falta de higiene e pela inconveniência das pessoas que trabalham no comércio que querem te empurrar as coisas e te xingam se tu não comprar nada. Sem falar nos milhares de pedintes que não te deixam curtir suas férias, mas acho  que curtir as férias em Marraquexe, é isso. É estar disposto a se perder na Medina, comer comida de procedência suspeita, dizer meio milhão de No, thanks! e beber muuuita água.