Páginas

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Fica a Dica- Bookcrossing


Já que estamos em época de feira do livro, hoje vamos falar sobre uma iniciativa muito interessante e divertida, mas pouco difundida, pelo menos aqui no Brasil - a rede social de leitura chamada BookCrossing. 



A proposta da Brookcrossing é fazer os livros das pessoas rodarem o mundo, permitindo que se faça um uso sustentável das obras. Nela é possível você compartilhar seus livros e utilizar os livros de outras pessoas, se cadastrando no site.



Presente em mais de 132 países e com 1,4 milhão de usuários, o movimento propõe a criação de uma “biblioteca mundial” no qual as pessoas possam compartilhar suas obras com conhecidos ou desconhecidos.
Qualquer pessoa, em qualquer país, pode ser um bookcrosser. Veja os passos:


Passo 1

Cada livro recebe um código  que deve ser colado nele através da etiqueta fornecida no site. 

Passo 2

Depois disso o livro deve ser “libertado”. Você pode passar o livro para um amigo, um conhecido, um estranho - as chamadas "libertações controladas". Pode também deixá-lo em um local público, à disposição de novos leitores - as "libertações ao acaso" . E há também os pontos oficiais de Bookcrossing, ou  Official BC Zone, que são locais físicos onde os livros são regularmente capturados ou libertados.






Passo 3

Quem pegar um livro cadastrado, deve informar no site, através do código presente na etiqueta, que está lendo a obra. Assim, os participantes podem seguir os livros libertados, sabendo onde a obra está, por onde  andou e quem a está lendo. Depois de lido, deve ser libertado novamente e assim sucessivamente.



Fica a dica, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário