Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Andanças da Lú - GIBRALTAR



Gibraltar é um território Britânico na Espanha. Ele foi cedido à Grã-Bretanha pela Espanha no Tratado de Utrecht em 1713, como parte do pagamento da Guerra da Sucessão Espanhola. Disputado como ponto estratégico desde os primórdios das navegações, tem registros de presença fenícia, romana e árabe.



Primo 1° do Rio de Janeiro, pelo menos pra mim que encontrei muitas semelhanças... desde a  beleza natural - cercado de praias, até o teleférico que  leva  ao alto do rochedo. Esse rochedo tem aproximadamente 400 m de altura e domina imponentemente a paisagem, indicando os limites entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico. Do alto dele é possível avistar a  África.



Tava com muita neblina...mas a África é logo ali.

Gibraltar é DUCA!! Até meio louco, porque minutos atrás estávamos falando em portunhol com o taxista e ao atravessar uma rua e passar pela alfândega, fomos recebidos com um Good afternoon! Ali, já mudava todo o cenário...tratamento genuinamente britânico, os guardinhas organizando o trânsito, povo super atencioso, receptivo, os famosos ônibus vermelho de dois andares, pagamentos em  pounds e muito fish and chips.

Pegamos o ônibus e fomos até o centro, que para a minha grata surpresa e alegria, era tax free. Lá, lojas e mais lojas, com muitos perfumes, bebidas, maquiagens, óculos de sol e relógios à preços inacreditáveis. É como para nós gaúchos irmos para Rivera, só que muuuuuito melhor e muito mais organizado.



Bom quando resolvemos parar de fazer “turismo” de loja em loja, fomos desbravar a cidade que, por sinal,  é linda demais! Pegamos um ônibus para East Side e mais uma grata surpresa -  ali também não precisava pagar pela passagem. Aliás, não pagamos em nenhum momento. Às vezes parecia até surreal porque além disso as pessoas eram super prestativas, educadíssimas e sempre com um sorriso no rosto.

À noite fomos ao The Star Bar – o mais antigo pub de Gibraltar. O dono nos atendeu e como estávamos em dúvida sobre qual tipo de cerveja escolher ele nos trouxe três provas diferentes - três copos quase cheios e o suficiente para me deixar beeem alegrinha. Na mesa do lado havia um casal Inglês beirando os 50 anos que começou a  conversar conosco  e logo se debandaram para a nossa mesa, nos convidando para o casamento deles que seria no dia seguinte na St. Michael's Cave.

Com o casal inglês


St. Michael's Cave -espaço onde realizam os casamentos, eventos em geral.

É muito comum britânicos e também não britânicos irem se casar em Gibraltar já que lá não são cobradas taxas para isso. John Lenon e Yoko Ono também se casaram ali em 1969, o que se torna mais um atrativo para casais do mundo todo contraírem núpcias em Gibraltar que conta com toda uma infraestrutura de serviços, oferecendo desde documentação e fotógrafos  a flores e  suíte nupcial.

Bom, falando um pouco mais de Gibraltar, ela se divide em 4 zonas: Town Area, Upper Rock Nature Reserve, South Area e East Side. Cada uma delas com muita coisa legal pra fazer e conhecer. Diria que o maior atrativo de Gibraltar é a beleza natural.

O que parece ser apenas um rochedo abriga mais de 150 cavernas. Fiquei fascinada com a St. Michael's Cave – a mais conhecida das 150. Esta gruta consiste numa série de galerias com impressionantes formações rochosas com estalagmites e estalactites e foram encontrados importantes artefatos que comprovaram que nestas cavernas viveram grupos de Homens de Neanderthal. No caminho para a St. Michael's Cave encontramos os famosos macacos sem rabos – os únicos macacos selvagens livres que vivem na Europa.





Macacos sem rabos, estão por toda a cidade.


Entre as opções mais visitadas estão os túneis do grande cerco - o sistema de túneis cavados nas rochas que começou a ser criado no século XVIII, mas foi expandido durante a Segunda Guerra Mundial. Além dos túneis, o museu histórico, o teleférico - onde pode-se ver paisagens dos dois continentes, o Ponto Europa - a zona mais ao Sul da península que permite vistas espetaculares da África, além de vistas muito bonitas do farol, do mar e do penhasco, com a  África ao fundo e o Aeroporto de Gibraltar que por si só já é uma atração. Construído cortando a estreita faixa de terra de Gibraltar, sua pista avança quase 800 metros sobre o mar, e para não interromper todo o tráfego de pessoas e automóveis, é cortado por uma avenida. Um semáforo controla o trânsito, alternando automóveis e Boeings, em uma paisagem única no mundo. Quando os aviões taxiam na pista, um farol interrompe o fluxo de automóveis. Não demos sorte de ver um Boeing aterrizando ou decolando. Quem sabe na próxima!!




Dentro do túnel

No teleférico

Ponto Europa


Aeroporto que corta a cidade

Eu poderia ficar horas falando de Gibraltar, mas não conseguiria descrever a beleza (e nem as fotos descrevem), a organização, a receptividade da cidade. Já está na minha wishlist de lugares pra voltar, então bora lá conhecer Gib!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário