Páginas

terça-feira, 16 de outubro de 2012

TOLEDO - ESPANHA

Oi, pessoal!! Vou aproveitar esse espaço no blog pra dividir com vocês um pouco sobre os lugares que já tive a oportunidade de conhecer e também lugares que estão na minha wish list. Porque viajar é o melhor presente que podemos nos dar (concordam??). E essa semana vou começar falando sobre Toledo. Então, te liga aí!!



É uma cidadezinha que fica a apenas 30 minutos de Madri (by trem).
Passeando pelas ruelas a gente sente como se estivesse há alguns séculos. Eu sempre fui muito fascinada por histórias medievais e poder olhar em volta e ver muralha por todos os lados, armaduras, Dom Quixotes e espadas expostos às pencas em lojinhas de souvenirs, realmente fez eu me sentir na era medieval. Imaginar que ali foi palco de guerras, de sangue, de lutas...que haviam espíritos de cavalheiros vagando de modo transdimensional pela cidade me deixava em êxtase. 



E é ao cair da noite que Toledo fica ainda mais mística, com as vielas vazias e silenciosas e os principais monumentos iluminados - sensação sem igual, plenitude e calmaria!


A cidade é pequena, mas repleta de história, onde marcas dos povos que a invadiram estão por toda parte convivendo harmoniosamente. Na Idade Média foi uma mistura de culturas e era conhecida por sua tolerância religiosa onde Cristãos, Muçulmanos e Judeus conviviam em paz. Ficando assim conhecida como a cidade das três culturas.
Muitas pessoas fazem bate-volta de Madri. Eu fiquei um dia inteiro. Posso dizer que um dia foi o suficiente pra curtir e me perder pela cidade, conhecer os principais pontos, mas poderia ter ficado tranquilamente por dois ou três dias e desfrutar mais dessa atmosfera que Toledo tem.
Lembro de ficar impressionada ao ver monumentos do séc X e me perguntar, como eles construíram isso naquela época??
Bom, vou falar um pouquinho sobre alguns pontos turístico de Toledo, porque são muuuitos:


Porta do sol - chegar à cidade por esta porta faz voltar a épocas medievais, onde as portas de acesso tinham um significado simbólico e social muito forte.


Catedral de Toledo - sua construção começou em 1226 e só terminou 250 anos depois. Foi a primeira construída na Espanha e uma das maiores do mundo Cristão. Foi construída no lugar de uma mesquita e de uma catedral Visigoda.


Alcazar – foi um monte de coisas!! Concebido como palácio romano no séc III, virou residência Real de Carlos V. Em 1643 foi prisão de estado e durante a Guerra Civil albergou a Academia Militar. Também foi um castelo medieval e sede da casa de caridade. Sofreu incêndios no sec. XVIII e XIX e  desde 1998 acolhe a biblioteca de Castilla-La mancha e é também museu do exército.


E à noite


Praça de Zacodover – o coração de Toledo, é o lugar ideal para tomar um café ao cair da  noite, quando Toledo fica ainda mais mística.


Mosteiro de San Juan de los Reyes – construída para comemorar a vitória dos reis católicos Ysabel e Fernando sobre os Mouros.



Puerta Bisagra – é a entrada principal da zona antiga de Toledo. Foi uma das principais portas de acesso à cidade durante a ocupação Árabe.


Sinagoga del Transito construída entre 1336-1357, fechou as portas em 1494 quando os judeus foram expulsos da Espanha. Já foi hospital, igreja e hoje abriga o Museu Sefardi.



 Sinagoga de Santa María la Blanca- construída inicialmente como Sinagoga e em 1405 tornou-se Igreja e recebeu o nome que tem hoje. Mas nem de longe lembra uma Igreja.



  
Igreja Visigoga de Sán Roman – museu que mostra o passado da cidade sobre domínio dos Visigogos.


Mesquita Del Cristo de La Cruz – único edifício Muçulmano que restou do ano 1.000.


Um pouco mais de Toldedo






Uma dica gastronômica: Não deixe de comer os marzipáns que são diferentes dos que encontramos aqui no Brasil. Os da confeitaria sSanto Tomé são deliciosos!


Acessórios (brincos, pulseiras, broches) -  feitos em aço e  ouro à mão.


E assim é Toledo, com altas doses de história, fé e arte combinadas de forma singular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário